Tecnologia do Blogger.
RSS

mascote do site

No FaceBook Tambem

ponto cruz

Dicas de ponto cruz para iniciantes, tipo de agulha, étamine, motivos, centralização do trabalho, cálculo de metragem, tabela de correspondência.
Divirta-se!
 
Dicas para iniciantes
Para você que vai iniciar um trabalho em ponto cruz, pela primeira vez, parabéns! Observando algumas regras básicas você logo vai pegar amor, e aos poucos vai sentir que também pode fazer trabalhos lindíssimos. Você vai se admirar de que uma tela lisa, em branco, aos poucos vai aparecendo o motivo que você escolheu, e de repente, um milagre! Está pronto! Isto dá uma alegria muito grande, pois além de você gostar do que fez, sua família, parentes e amigos, certamente vão adorar, e de repente pode começar até uma fonte de renda.
Aqui vão algumas explicações do chamado passo a passo para iniciantes. Mãos a obra. 
Escolha do tecido e agulhas 
Existem vários tipos de tecidos para bordar ponto cruz.
O mais usado é o Étamine, que tem suas tramas de três tamanhos, isto é, cada trama forma um quadradinho, e estes quadradinhos é que tem tamanhos diferentes.
O Cânhamo, enquanto na étamine os fios formam blocos quadrados, no cânhamo a trama é feita por fios individuais entrelaçados um a um ou dois a dois tanto na horizontal quanto na vertical.
Para bordar o cânhamo, trabalha-se cada ponto em cima de dois fios horizontais e dois verticais.
Existem vários tipos de cânhamo, com nomes e composição diferentes. O Zweigart Linda, de algodão, e o Jobelan, de algodão com viscose, são os mais comuns.
Para você que vai iniciar, recomendo o étamine de trama maior, que vai facilitar você a conhecer e se familiarizar com o "tal" quadradinho. Também existem étamine coloridos, que são lindos, mas o ideal é começar pelo branco, também para a familiarização das cores. Por enquanto se ocupe só com este étamine, e depois quando você estiver "craque", ai use e abuse dos outros tamanhos, dos coloridos e de bordar em outros tecidos. 
Agulhas 
Use as agulhas próprias para bordar ponto cruz, pois elas não tem a ponta fina, desta forma não corre o risco de se espetar. Para bordar no étamine recomendado, use de preferência a agulha de nº 22. 
Motivo 
Agora com o étamine e agulha em mãos, escolha o motivo (como você já deve ter observado, existem muitos e muitos motivos, cada um mais lindo que o outro, desde pequenos até grandes).
Escolha um motivo com poucas cores, ou de uma cor só, pois em primeiro lugar você vai aprender a fazer os pontos. Pronto; escolheu? 
Centralização do trabalho 
Dobre o tecido ao meio na horizontal e na vertical. Abra o tecido e alinhave em forma de cruz, sobre as marcas deixadas pelas dobras. O encontro dessas linhas corresponde ao centro do tecido e também do motivo.
Fonte: Manequim Ponto Cruz - fevereiro/98 
Como calcular a metragem de tecido necessária para um trabalho
Para se calcular a metragem de tecido, conta-se em primeiro lugar o número de quadradinhos verticais e horizontais do gráfico do motivo e depois dividir os resultados pelo número de pontos por cm do tecido escolhido.

Por exemplo: o motivo escolhido tem 60 por 30 quadradinhos.
O tecido escolhido é a étamine com 3 pontos por cm.
então 60/3=20 cm
30/3=10 cm

O motivo escolhido terá a medida final de 20cm por 10cm
e precisaremos de um tecido de 30cm por 20cm, pois precisaremos acrescentar 5 cm para as laterais para se fazer o acabamento.

Se o tecido usado for o cânhamo, têm-se ainda que dividir o número de fios por 2, para se chegar ao número de pontos por cm. Assim um cânhamo de 12 fios, terá 6 pontos por cm.

Linhas de marcação
Para facilitar o trabalho de contagem dos pontos e marcar o centro do trabalho e do desenho, utilizamos linha de costura em cores contrastantes, porém de cores claras, para não soltar fios e manchar o tecido.
Início do trabalho
Observe atentamente abaixo como começar o bordado, siga estas regras e verá que não é tão difícil como você pensava!
A agulha vai estar sempre apontada para você, sempre na posição vertical. Desta forma, vai estar sempre com tracinhos verticais no verso, que dão o acabamento correto. Faça sempre uma carreira completa de ida, e vá voltando completando o ponto cruz. Na ida você faz um
/ (vide figura 2), e na volta, ao fechar o ponto, fica X (vide figura 4). Fácil? Verá então, que ao seguir esta regra que é básica, toda a volta terá os fios na mesma posição, ou seja, os fios da volta ficarão por cima, e assim deve ser o trabalho todo para ficar uniforme. 

Gráfico - Fonte: Revista Arte de Bordar nº 35
Número de fios na agulha
Os números de fios na agulha variam de acordo com o tamanho do étamine. Para este que você está usando (o recomendado), use de preferência dois fios; com três fios o trabalho as vezes fica "carregado". Corte um fio de linha, una as duas pontas e enfie na agulha. Verá que o fio fica dobrado no final. Pelo avesso, no local que vai começar, pegue de uma forma leve, um fio da trama, entre a agulha na dobra da linha. Puxe, e a linha estará presa sem perigo de voltar e também não deixará vestígios. Para arrematar, leve o restante do fio para o avesso e passe por uns quatro ou cinco fios, escondendo, e cote bem rente. Dificilmente o fio se solta. Use fios de meadas.
 
Tabela de correspondência
  TECIDO    

étamine com 3 pontos por cm  
étamine com 4 pontos por cm  
étamine com 5 pontos por cm  
étamine com 6 pontos por cm 
étamine com 7 pontos por cm
étamine com 8 pontos por cm 
cânhamo com 8 fios por cm 
cânhamo com 9 fios por cm
cânhamo com 11 fios por cm 
cânhamo com 12 fios por cm 

linho com 10 fios por cm 
linho com 13 fios por cm
linho com 14 fios por cm
linho com 22 fios por cm
 
AGULHA

20
22
24
26
26
28
24
24
26
26

24
26
26
28 
NÚMERO DE FIOS
6
4
3
2
2
2
3
3
2
2

3
2
2
 
 
Acabamento 
Acabou seu bordado? Agora faça um acabamento bem bonito, Use e abuse também das rendas, tecidos, bordado inglês, fitas, etc..
Tenho certeza que você vai querer fazer outro, e outro, e outro..... Seja bem vinda.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...